Doula

 A palavra "doula" vem do grego "mulher que serve". Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto. 

O que a doula faz? 

Antes do parto ela orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar, física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas.

Durante o parto a doula funciona como uma interface entre a equipe de atendimento e o casal. Ela explica os complicados termos médicos e os procedimentos hospitalares e atenua a eventual frieza da equipe de atendimento num dos momentos mais vulneráveis de sua vida. Ela ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento, etc.. 

Vantagens: 

As pesquisas têm mostrado que a atuação da doula no parto pode: 

- diminuir em 50% as taxas de cesárea 

- diminuir em 20% a duração do trabalho de parto 

- diminuir em 60% os pedidos de anestesia 

- diminuir em 40% o uso da oxitocina 

- diminuir em 40% o uso de forceps. 

Embora esses números refiram-se a pesquisas no exterior, é muito provável que os números aqui sejam tão favoráveis quanto os acima mostrados.

(FONTE: Ana Cris Duarte - http://www.doulas.com.br/doulas.html)

 

O acompanhamento pela doula pode ser feito tanto no parto domiciliar quanto no parto hospitalar.

Custo: R$500,00, incluindo dois encontros antes do parto para orientações, presença física da doula durante todo o parto e encontro pós-parto, e R$300,00 se for contratada junto com o pacote "Parto Domiciliar Planejado".