Orientação Psicológica

Por ser o período mais rico e intenso de vivências emocionais e que por si só traz, para o relacionamento familiar, novas atitudes e responsabilidades, é importante para a gestante e também para a mulher com filhos o compartilhar e o esclarecimento das ansiedades e preocupações que envolvem a maternidade.

Ter um filho não envolve apenas uma decisão de momento, porém um compromisso para o resto da vida e é por este e outros motivos, que a balança do querer e do não querer estará sempre oscilando de um lado para outro.

As fantasias sobre o bebê e como serão enquanto pais têm um significado absolutamente próprio para cada parceiro, pois têm a ver com a própria história de vida.

A mudança do papel social também é um fator importantíssimo a se ponderar. Durante nove meses estará se instalando, no casal grávido, uma nova identidade. Deixarão de ser apenas filhos para tornarem-se, também, pais. Novamente o modelo da família de origem entra em jogo.

As dúvidas e os temores que suscitam nessa nova fase da vida são muito naturais e esperadas, pois toda mudança envolve perdas e ganhos. A quê deverão renunciar e o quê poderá ser preservado.

Sexualidade é outro tema que causa grande preocupação nos futuros papais, mesmo que tenha sido liberada pelo ginecologista que os assiste. É como se a relação sexual, após cumprir o seu papel mais importante que é a preservação da espécie, perdesse a função do prazer pelo prazer.

A hipersonia ou o aumento da necessidade de dormir toma conta da mulher, como se seu corpo precisasse de mais repouso e menos estímulos para se preparar para todas as mudanças físicas e psíquicas que se iniciam.

As instabilidades emocionais, num momento em que está mais sensível, fazem com que muitas vezes sinta-se incompreendida.

Além disso, muitas famílias encontram dificuldades em ligar com a não aceitação do irmão mais velho pelo novo bebê que irá chegar.

(FONTE: http://www.guiadobebe.com.br)

Pensando nessas questões, o Espaço Materna disponibiliza para sua clientes atendimento psicológico com profissional especialista em família, filhos, maternidade, gestação.

Custo de cada consulta:  R$90,00 (sendo as consultas semanais ou quinzenais).